Destaques

01 julho 2012

Resenha - As aventuras de Sherlock Holmes

Nome: As aventuras de Sherlock Holmes  
Original: The adventures of Sherlock Holmes
Autor(a): Sir Arthur Conan Doyle
Editora: Martin Claret
Onde comprar: Submarino - Lojas Americanas
Sinopse: As aventuras de Sherlock Holmes, obra publicada em 1892, é uma série de doze contos nos quais o genial detetive, acompanhado de seu fiel amigo dr. Watson, deslinda os mais intrincados e, por vezes, assustadores, mistérios: Um escândalo na Boêmia, Um caso de identidade, A liga dos Cabeças Vermelhas, O mistério do vale Boscombe, As cinco sementes de laranja, O homem do lábio torcido, O carbúnculo azul, A faixa malhada, O polegar do engenheiro, O solteirão nobre, A coroa de berilos, As Faias Cor de Cobre.

Finalmente tive a oportunidade de ler algo sobre Sherlock Holmes, graças a cortesia da editora parceira do blog, Martin Claret.

E me surpreendi em o quanto imergi nas estórias do famoso detetive junto com o Doutor Watson. As aventuras de Sherlock Holmes é um livro com vários contos, então não tem muito o que escrever sobre as estórias em si, mesmo que eu resumisse, a resenha ficaria gigantesca e maçante de ler. O que é o contrário desse livro, cheio de mistérios aparentemente sem solução e cheio de peculiaridades sobre Sherlock Holmes.

A narrativa é feita pelo Dr. Watson e através dela vemos como é Holmes em seu dia-a-dia e como é sendo o detetive sagaz e surpreendente, como ficou famoso. Lendo os contos, lemos não somente estórias interessantes, mas o método de Sherlock Holmes, os mistérios sendo desvendados rapidamente por suas deduções e os desfechos finais, quase todos simples mas muito surpreendentes.

Os contos são relacionados a casos de polícia, mas quase todos descritos nesse livro não acabam em prisão, são solucionados de uma forma mais amena, o que de uma certa forma mostra um Sherlock Holmes discreto e generoso. Enfim, são mistérios que por mais que a gente pense muito e em várias soluções, quando são solucionados, ainda nos surpreendem.

Amei ler o livro, quero mais ler contos de Sherlock Holmes. Dr. Watson é um amigo formidável que nos descreve o famoso detetive e seus casos peculiares de uma forma que me envolveu muito durante a leitura.
Vale muito a pena ler Sherlock Holmes, Conan Doyle faz jus a sua fama de grande escritor por ter criado esse brilhante detetive. A diagramação do livro está impecável, amei a capa diferente do livro que recebi, é uma ilustração do apartamento de Holmes e o livro veio com o Novo acordo ortográfico, então, o trabalho da editora foi muito bem feito, além das informações a mais sobre Sherlock Holmes e Sir Arthur Conan Doyle que contém no livro. Enfim, livro está mais do que recomendado.

Comentários via Facebook

32 comentários:

  1. Nossa este livro deve ser muito bom!
    Eu já li um livro do Sherlock Holmes, mas não era esse ai não...
    Eu gostei da sua resenha, sério se o livro for tudo isso que você falou, deve ser MUITO bom! \õ/
    Eu gostei, sério mesmo! :DD

    Jader Monteiro
    http://cinco-datarde.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Engraçado que eu já dei de presente, a algum tempo, pra meu irmão um livro do Sherlock Holmes, mas nunca peguei pra ler. Agora me interessei, gostei de como falou do livro!
    Boa semana!
    =*

    ResponderExcluir
  3. Sherlock é clássico, mas eu nunca li um livro do Sir Arthur Conan Doyle... necessito ler!! Beijos e bom começo de semana, flor <3

    ResponderExcluir
  4. oi querida,
    Sherlock é ótimo mesmo. Este aí eu ainda não li, li apenas outros contos dele. Ótima resenha.
    boa semana
    ;*

    dudsparrow.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Acho a história dele muito interessante, me fascina na verdade, quero ler algo primeiro, para depois ver filmes e documentários, obrigado pela indicação! s2

    Muralhas.:
    Acesso Permitido.
    Tribunal de Deus.:
    Projeto Discipulando.

    ResponderExcluir
  6. Poxa, amo tudo em relação ao Holmes, as histórias são fascinantes. Me interessei por esse livro, sou atraída por livros com vários contos ;D

    Beijos, Garota de All Star

    ResponderExcluir
  7. Li um conto dele uma vez, mas não curti muito... talvez tenha lido o errado!

    ResponderExcluir
  8. amei a resenha, eu amo as historias do sherlock, eu tenho um livro que acho que vc tem aquele que conta a historia da vampira de sussex.
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi

    Sempre quis ler Sherlock Holmes. É um livro que eu tenho muita curiosidade. Já está na minha lista faz tempo, agora com a tua resenha me animei mais!

    Gabi

    ResponderExcluir
  10. Olá!!

    Tenho esse livro aqui!

    A cada resenha fico mais afim de ler, chega a ser uma vergonha, para mim, ainda não ter lido. -rs

    Todo mundo, assim como você, falam super bem dos contos do maior detetive do mundo... xD~


    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Depois que li Hugo Cabret, busco por livros diferentes e quero ler o do Sherlock! Principalmente por já conhecer um pouco sobre ele, ter visto os filmes e tal, mas como sempre, nada supera a versão literária.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  12. Sabe que eu nem sabia que o livro era narrado pelo Watson? Eu li um livrinho do sherlock holmes uma vez, bem curtinho, com um caso e adorei, por isso sinto grande vontade de ler todas as obras que existem dele, mas é claro que quero começar pela original.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  13. Ja tinha ouvido falar desse livro ^^ Adorei a resenha e a dica floor ^^

    http://souzadiinha.blogspot.com.br
    Beijos :D

    ResponderExcluir
  14. Sherlock Holmes! ♥
    Nunca li esse livro, mas eu já li 'Um Estudo Em Vermelho', e estou lendo 'O Cão dos Baskervilles', que também são histórias do detetive. E são muito boas.
    Os métodos de dedução de Sherlock me surpreendem sempre que os leio... tipo, é algo óbvio, mas que você não percebeu, e depois que percebe fica tipo :OOO

    Haha, enfim, beijos e ótima indicação!
    Doces Sapatos de Veludo

    ResponderExcluir
  15. Ainda preciso sentar pra ler tudo que der sobre Sherlock, necessidade mesmo. Fila de leitura pra julho: 2894712394872 obras. Valeu, universo!

    Sobre seu comentário lá no post sobre design gráfico, te digo, por experiência própria e até do que todo mundo sempre me disse mas ignorei, que, quando na indecisão, é melhor escolher um do que ficar parado, pois você descobre se gosta ou não, conhece outros cursos e assim vai! Experimentar é bom agora, que somos jovens. Cogitei Letras, mas cara, nem ia rolar ficar dando aula. Não mesmo. Interiores, cara, deixei de lado. Não é minha cara mexer com planta-baixa, com a casa dos outros. Faço na minha porque, bem, é a minha! Fiz seis meses e aprendi muito, até a usar AutoCAD, o que já posso aplicar onde vivo. Não foram seis meses jogados fora. Saca? Arrisque! Se jogue! Uma hora você é fisgada.

    ResponderExcluir
  16. Oie Jennifer!
    Que legal, Sherlock Holmes *--* !! rsrsrs..
    Um dos meus desejos literários é ler um livro sobre esse personagem tão incrível...!

    Já que o livro é narrado pelo Watson, então eles fizeram jus ao filme 2 (o jogo de sombras), porque no final, aparece o Watson escrevendo o livro e etc, né?!

    Bjs,
    Ariane;)

    ResponderExcluir
  17. Ah ! Queria mt ler esse livro depois q assisti aos filmes - e agora me deu mais vontade ainda, rsrs. Amei a resenha !! Bjs, Stardolleiras

    ResponderExcluir
  18. Escuto falar desse livro desde que nasci, praticamente, e acredito que seja realmente muuito bom! Fiquei chocaada com a data de lançamento dele: sabia que era antigo, mas nem tinha noção do quaanto! rsrsrsrs

    Beeijo amore
    www.blogmymemories.com

    ResponderExcluir
  19. Não li esse livro sobre o Sherlock, mas já li alguns outros e posso lhe dizer que é um dos meus detetives favoritos ♥

    Beijos,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso

    ResponderExcluir
  20. Awn, amei a resenha, vou ver se consigo ler nas férias, hihi.
    Beiijos*-*
    http://cartasp-voce.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Eu adorava o jogo do Sherlock Holmes quando eu era menor, ahaha! Gostei da resenha, vou colocar na minha lista de livros.

    ResponderExcluir
  22. eu adorei os filmes do sherlock holmes, mas nunca li nada sobre ele.
    Eu gosto muito de livros de contos, acho mais fácil ler em época que ando bastante ocupada, porq leio um conto por dia e não fico com aquela coisa: não vou conseguir parar ate ler o livro todo o que vai levar horas.
    achei interessante o livro ser narrado pelo Dr.Watson, apesar de eu preferir narração em primeira pessoa.
    Beijos,
    http://pepperlipstick.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Quero muito ler este livro , na verdade quero muito ler algo sobre Sherlock Holmes. Sempre ouvi falar sobre suas aventuras, mas nunca parei para ler.

    Relembrando Sonhos

    ResponderExcluir
  24. Sherlock, AAAA me gusta muito. Ele e o Watson. Mais um livro que eu quero. Me dáááá *o* rs
    Beijão e boa semana, viu?

    http://vitaminadepimenta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Eu nunca li nada do Sherlock, só assisti os filmes, mas achei incrível essa forma nada lógica de raciocinar que o detetive tem.. ;D Espero poder ler alguma coisa em breve também.

    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Oláá,
    Menina acredita que nunca li nadika de nada do Sherlock Holmes? Nunca tinha tido um grande interesse em ler, mas tanta gente elogia, fala bem, diz que é muito boa a história, que fiquei com vontade. Você só colaborou para que eu considerasse ainda mais a leitura :)

    Beijinhos
    Daisy
    nuvemdeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Eu sou simplesmente apaixonada pelo Sherlock há um tempão <3 Ele é tipo O CARA para mim! Não tenho esse livro, mas já li esses contos. Não existe um que não me surpreenda. Escrevi até sobre ele um dia desses lá no meu blog s2
    Nesse site aqui tem o cânone completo, ó: http://www.sherlockbrasil.com/

    Abraços.

    ResponderExcluir
  28. Sou completamente apaixonada pelos livros de mistério
    de Sir Arthur conan Doyle.
    Gostei da resenha.
    Beijos.

    http://juliana-editions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Eu AMO os contos do Sherlock Holmes. Eu tenho um livro super antigo, daqueles de banca, sabe? Faz muuito tempo que comprei e a partir dele fiquei encantada com a inteligência desse detetive.
    Vale muito a pena ler.
    Ótima dica :]
    Beijos,
    Gaby
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Também gosto bastantes das histórias de Sherlock Holmes e seu fiel amigo Dr. Watson. Já li um livro que tem três dessas e adorei. Gosto dessas casos policiais que tem mistério e ação. ^^

    Beijos, Jeniffer!

    ResponderExcluir
  31. Oi, Jennifer.

    Também não li nada do Sherlock Holmes, somente por falta de oportunidade, porque eu amo histórias policiais, suspense e tal. Sei que vou gostar muito quando ler. ;)

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  32. Adorei a dica :) adoro livros nesse estilo, li um Sherlock Holmes há muito tempo e lembro que me fascinei :) amei sua resenha :* beijinhs Jeni

    ResponderExcluir

Opine, reclame, exclame, comente. Mas uma dica: palavras sinceras são sempre bem-vindas.

Siga o blog no Facebook e meu perfil no Instagram.

@jenifferyara_ | @blogmeuoutrolado

© Meu Outro Lado – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in