Destaques

26 abril 2014

Resenha - O Enigma das Estrelas: Clube dos Mistérios


Nome: O Enigma das Estrelas: Clube dos Mistérios
Autor(a): F. T. Farah
Editora: Geração
Sinopse: Uma aventura eletrizante, um enigma perturbador Antes de ser queimado em praça pública, um padre amaldiçoa Morro do Ferro. Pouco depois, luzes misteriosas começam a perseguir seus moradores. O vilarejo mineiro, cercado por erosões sinistras, é o destino das férias de julho de cinco amigos: Jonas, Alfredo, Carola, Carmem e Vicentinho.
No primeiro volume da saga Clube dos Mistérios, a turma é encorajada a acampar no topo do Morro dos Anjos. Uma experiência do outro mundo marcará suas vidas. Para sempre.
Prepare-se para desvendar o enigma das estrelas. Mas tome cuidado. Alguém pode estar observando seus passos...

Livro de leitura rápida mas não superficial, é assim que posso 'resumir' O Enigma das Estrelas, que foi uma grata surpresa enviada pela Geração. Desconhecia o fato do livro ser nacional e sobre ET's, confesso, pois estou numa fase de não ler a sinopse do livro para querer me surpreender. E deu certo.

Jonas, Alfredo, Carola, Carmem e Vicentinho irão passar suas férias em Morro do Ferro com suas respectivas famílias. Os adolescentes são amigos desde a infância, assim como seus pais, ou seja, é tradição todos irem para o local nas férias reencontrarem-se e talvez se divertirem. Porém, o lugar traz misteriosos fatos recorrentes sobre aparições estranhas, luzes à noite, pessoas que dizem ter visto os tais extraterrestres que todos duvidam existir e só viram em filmes. E parece que nessa volta à Morro do Ferro, as histórias ressurgem através de descobertas sobre tais seres e suas aparições.

Admito que o livro é bem curto e a estória idem, porém, o que me faz dizer não ser superficial, mesmo sendo infanto-juvenil, são as referências que o autor coloca ao longo da narrativa. Breves 'interrupções' para explicitar sobre alguns fatos ou pesquisas relacionados à ET's, referências como filmes, por exemplo. Além de Raul Seixas e suas músicas serem a 'base' dos mistérios com os seres de outros planetas também ter sido um ponto positivo no livro.

Gostei da criatividade que o autor teve em relação à esse tema, a narrativa baseada em fatos já conhecidos ou alguns desconhecidos mas que existem de fato, foi um ponto interessante na trama. 
Nunca li nenhum livro tratando desse tema e envolvendo crianças junto e acredito que, por isso, a leitura foi tão interessante e única. 

Os personagens são bem construídos se analisarmos o livro como uma leitura para jovens. E o foco dela ser realmente na aventura com ET's. Como é o primeiro de uma série, acredito que a ação é bem mais contida nesse livro e compreendo haver mais explicação do que acontecimentos envolvendo os personagens.

Por fim, não achei erros na diagramação e as ilustrações em cada começo de capítulo foram uma detalhe ótimo. O autor nos explica um pouco da 'evolução' de sua estória ao longo dos anos que a veio escrevendo, incluindo algumas coisas e tirando outras, outro ponto que gostei. Recomendo à todos que se sentem curiosos com as histórias que os ET's podem nos proporcionar e que desejam conhecer melhor o Morro de Ferro e seus incríveis mistérios de outros planetas.

Comentários via Facebook

12 comentários:

  1. Oi :)

    Confesso que esse livro não desperta muito a minha atenção, realmente não sei por quê. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Cara, não leria o livro porque não é uma temática que me interesse (ETs etc), mas saber que as músicas do meu querido Raul "tocaram" nas páginas desse livro muito me alegra. Parabéns ao autor por essa grande sacada.

    Um abraço, Jeni!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jennifer!
    Já havia visto esse livro pela blogosfera várias vezes, porém, ainda não havia encontrado resenha sobre. Vou te confessar que apesar do tema ser algo que gosto e tals, o livro acabou não me chamando muita atenção. Mas ainda assim, sem dúvidas se surgisse a oportunidade, leria.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Achei bem diferente este enredo e ainda mais por ser nacional. Mto legal saber que cada dia mais temos mais opções de histórias diferentes de autores nacionais. E ainda mais que se trata de uma série. Mto bom!

    ResponderExcluir
  5. Adoro ficção e aventuras.
    Achei legal o livro se passar em Minas - deixa o enredo, ao meu ver, bem interessante.
    Estou numa fase latinoamericana - ando lendo livros só de autores hispânicos e brasileiros. Quero ver se começo finalmente O Cortiço.
    Amei a resenha, Jenni!
    Beijão <3

    ResponderExcluir
  6. Não costumo ler livros de autores nacionais.. A temática desse me interessou! kkk Amo quase tudo sobre isso. O problema é que é uma série. :/

    Beijos,
    http://smellingbooksallday.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da sinopse do livro quando começou a divulgação nos blogs, sobre o livro. Não sabia que era um livro nacional. Dei uma rápida olhada em seu exemplar e vi que é uma história interessante, li apenas dois capítulos. Mas acredito ser um livro que vale a leitura.

    Jônatas Amaral
    alma-critica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Adoro livros infanto-juvenil.
    Esse eu vi em algum blog, e gostei de cara. Mesmo não gostando de coisas relacionadas com ETS rs. Tenho pânico quando penso em um. kkkkkkkkkkk. :p
    Adorei a resenha. :)
    O bom de livros desse gênero é que são curtinhos, mas bem escritos.
    Resenha #143 - Louca por Você - Bad Boys - Livro 01 - M. Leighton.
    Confere lá!
    http://manuscritodecabeceira.blogspot.com.br
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Gosto de vários tipos de livros, inclusive, nacionais. Me encanto por uma obra no estilo de Veríssimo e Martha Medeiros, ou Moacyr Scliar. Mas gostei desse também.
    Estou passando pra conhecer o seu blog, por isso, gostaria que conhecesse o meu também. Se quiser, me segue porque vou fazer o mesmo com você.
    beijos.
    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o livro mas interessei pela história, adoro esse tipo de livro e tal. Vou anotar na minha listinha!^^

    beijos

    Talita
    www.cerejarocks.com

    ResponderExcluir
  11. Jeni!
    To ensaiando pra comentar nessa resenha faz tempo, mas decidi que já tinha passado da hora, haha!
    Não conhecia o livro, mas da mesma forma que você, também achei interessante o tema abordado. Não me recordo de qualquer livro que tenha livro que falasse sobre esse assunto, então acho que eu iria gostar bastante da obra. Também achei bem interessante o lance das informações mais ~técnicas~ sobre os acontecimentos. Para quem não entende muito do assunto (como eu) é um prato cheio de conhecimento! Espero que o autor não peque nos próximos volumes da série.

    Beijos,
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  12. Conheci esse livro hoje, através de outra resenha. Confesso que fiquei encantada por ele ter como base as músicas do Raul Seixas. Agora você comentou que o livro tem várias explicações sobre fatos e pesquisar, achei ainda mais interessante. Fiquei curiosa para ler.

    Beijos,
    Pitada de Cultura

    ResponderExcluir

Opine, reclame, exclame, comente. Mas uma dica: palavras sinceras são sempre bem-vindas.

Siga o blog no Facebook e meu perfil no Instagram.

@jenifferyara_ | @blogmeuoutrolado

© Meu Outro Lado – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in