Destaques

07 agosto 2014

Resenha - Me Liga

Nome: Me Liga
Original: Gimme a Call
Autor(a): Sarah Mlinowski
Editora: Galera Record
Sinopse: Aos 17 anos, a vida de Devi está de pernas pro ar. Depois de começar a namorar Bryan, negligenciou as amigas, os estudos e, depois que ele terminou com ela, está sem nada: sem perspectiva de uma boa faculdade, sem mais amigas, sem namorado. Se ela pudesse bater um papo com a Devi do passado... O que, após um incidente estranho com seu celular, é exatamente o que pode fazer! Agora que só consegue ligar para a Devi de 14 anos, parece que é finalmente a sua chance de consertar a própria vida. Ela tem o passado – ou melhor, o futuro – nas mãos. É só dar um telefonema.

Me Liga foi um livro que me interessou antes mesmo d’eu conseguir parceria com a editora Galera Record. Sempre tenho interesse em estórias que tratam sobre consertar erros do passado e no que isso pode mudar na vida das pessoas. O livro trata justamente disso e me surpreendeu pela escrita envolver tanto, de uma forma nada superficial.

Devorah Banks está no terceiro e ultimo ano do colegial e prestes a entrar numa universidade não tão conceituada. Tendo terminado seu namoro com Bryan há pouco tempo, ela está não só triste, mas decepcionada com seu futuro que não parece ser muito promissor. Numa saída ao shopping, atrapalhada como sempre, seu celular acaba caindo numa fonte de desejos e ao recuperá-lo e tentar ligar para qualquer pessoa que seja ela termina ligando para si mesma há três anos e meio atrás. Isso bem depois de ter desejado falar consigo mesma no passado para consertar algumas coisas. Logo vê a oportunidade de consertar seus erros, principalmente com Bryan, o garoto mais decepcionante da sua vida - foi praticamente o único em toda ela - e quem sabe consertar também erros com outras pessoas, já que atualmente está sem amigas também.

No começo é difícil a Devi do primeiro ano, caloura, acreditar que está falando com ela mesma. Quem iria acreditar imediatamente que está recebendo ligações dela mesma do futuro?! Mas em um determinado momento fica difícil negar as informações que a menina do outro lado do telefone fala e que só ela mesma conhece. Assim começa a narrativa sobre duas garotas que na verdade é apenas uma e como elas irão lidar com ‘erros’ consertados e suas conseqüências.

A narrativa é intercalada pela Devorah do primeiro ano, a que recebe as ligações, e a do terceiro ano, a que faz as ligações. A Devorah do futuro é alguém amargurada e completamente arrependida de algumas coisas que fez ou deixou de fazer, como começar a namorar Bryan e esquecer todo o resto, inclusive os estudos. Então a primeira coisa que pensa em consertar é em não corresponder às investidas do garoto lindo e apaixonante que é Bryan. É mais do que difícil a Devorah caloura compreender isso, mas escutar a si mesma é algo que não pode ser refutado, não é?! Talvez.

O diferencial nessa obra não é nem tanto o fato fantasioso da viagem ao passado nas ligações, mas sim as mudanças que ocorrem com uma mesma pessoa em tão pouco tempo e o quanto decisões tomadas em um determinado momento podem mudar drasticamente nosso futuro. E o quanto decisões não pensadas também, ou seja, acontecimentos por acaso, também podem mudar e muito nosso futuro.

O livro é juvenil sim, e tem uma escrita bem fácil e leve como deve ser, mas traz uma estória diferente dos demais livros deste gênero. Devorah é uma personagem adolescente como qualquer outra, mas vemos dois lados em dois momentos diferentes nessa estória: A que está começando algo e a que está terminando. E o quanto ela muda neste meio tempo, o quanto aprende consigo mesma, não só pelas ligações feitas no futuro, mas também por suas próprias conclusões tiradas ao longo dos acontecimentos da estória.

Me Liga foi uma leitura bem rápida, logo depois da confusão que são as primeiras ligações, a autora com sua escrita fluida nos leva ao interesse pelo o quê irá acontecer com essas ‘duas’ garotas e o final que elas irão ter depois dessa grande experiência maluca e extraordinária. Não se trata de consertar um erro em um relacionamento apenas, mas de olhar para além de somente um erro e olhar além de si mesma, pois algumas decisões que achamos que irão nos afetar apenas, podem trazer conseqüências aos que estão ao nosso redor.
Por fim, é uma edição linda, a editora traz um trabalho muito bem feito e recomendo muito a todos.

Comentários via Facebook

15 comentários:

  1. Eu li uma resenha desse livro a pouco tempo e achei bacana essa coisa de a personagem conversar com ela mesma em tempos diferentes. Fiquei com vontade de ler o livro, principalmente por ser uma leitura leve.

    Beijo,
    http://www.pitadadecultura.com/

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha! Me interessei também justamente pelo 'tema'. Vou ler em Breve!

    ResponderExcluir
  3. Oie Jeniffer =)

    Estou lendo muitos comentários positivos desse livro, e apesar de ele parecer um pouco juvenil demais para o meu gosto estou bastante curiosa para conhecer a história.

    Espero não me decepcionar ^^

    Parabéns pela resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do que vc falou sobre a mensagem que o livro quer passar, parece ser uma história divertida, mas com a qual vc se identifica.
    Já vi a capa desse livro por aí, mas não me lembro de ter lido sobre a história. Gostei bastante da sua resenha!
    Bjbj
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Amei a resenha. adoro livros assim, quando eu receber vou comprar ele.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Oii,

    Eu estava com vontade de ler, dai vi umas resenhas negativas, mas a sua foi vem diferente e eu gostei muito *---*

    Assim que puder vou ler :D
    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  7. Já tinha lido outra resenha e me interessado, só me deixou mais curiosa essa sua resenha ein!!! Amei <3 A Galera Record é uma das minhas editoras favoritas, os livros mais legais que já li foram lançado por ela. Ótima parceria ein!

    Beijos, Carol
    Aquela Princesa

    ResponderExcluir
  8. OI, Jeniffer.
    Confesso que tenho um pé atrás com esse livro, a capa não me chama muito atenção, mas caramba sua resenha foi uma das primeiras positivas sobre o mesmo, e sempre acho suas resenhas tão sinceras, do tipo quando gosta "gosta, mas quando não diz mesmo. Enfim, acho que tenho que dá uma chance ao livro antes de taxa-lo bom ou ruim. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Jeniffer!
    Eu não curti tanto a leitura deste livro. Esperava mais.
    Entendi que era um livro juvenil, mas poderia ser melhor. A protagonista não me convenceu e me incomodou muito. Esperava um posicionamento diferente dela em alguns momentos. Mas no geral, é uma leitura agradável e que serve para relaxar.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  10. oie Jenny
    eu gostei tanto desse livro. Amei a forma como a Devi aprendeu que não dá para controlar o destino.
    Bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  11. Nossa que história interessante!! Também gosto de livros assim :)
    Vai para minha listinha !!

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  12. Hey Jen , fiquei bastante curiosa em relação a esse livro , no inicio do ano li um livro mais ou menos com essa temática de voltar no passado e tentar concertar as coisas , mas esperava tanto do livro que acabei ficando meio decepcionada , mas pela sua Resenha e outras que li Me liga parece ser bem trabalhado e como gosto da temática fiquei bem empolgada !

    beijos , Anna

    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/2014/08/seriado-youre-worst.html#comment-form

    ResponderExcluir
  13. Ai, que bom saber que ele é levinho e vale a pena! Tava na dúvida se procurava pra ler mais pra frente ou não, mas agora empolguei porque é bem isso que espero dele, pela sinopse! E a capa ficou uma graça, apesar de preferir a original.

    ResponderExcluir
  14. Eu acho a capa desse livro linda. Não tem nada de mais, mas gosto dela. Adorei a sinopse e a história parece ser bem legal. Esse livro parece ser daqueles para ler nas férias, uma leitura leve e divertida. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Jeniffer, tudo bem?
    Desde que vi esse livro entre os lançamentos da editora fiquei bem interessada pela leitura e a sua resenha não deixou a desejar. Espero também gostar do livro.
    Beijinhos,
    Andréia - StarBooks

    ResponderExcluir

Opine, reclame, exclame, comente. Mas uma dica: palavras sinceras são sempre bem-vindas.

Siga o blog no Facebook e meu perfil no Instagram.

@jenifferyara_ | @blogmeuoutrolado

© Meu Outro Lado – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in