Destaques

16 outubro 2014

[Filme] Trash: A Esperança Vem do Lixo

Nome: Trash: A Esperança Vem do Lixo
Direção: Stephen Daldry
Atores: Wagner Moura, Selton Mello, Martin Sheen, Eduardo Luis, Gabriel Wenstein, Rickson Tevez.

Trailer
Mais informações





Trash: A esperança está em nós
Eis mais um nacional que me comprometi à assistir no cinema. Não me arrependo nenhum um pouco. O filme traz toda aquela áurea de filme nacional: cru, intenso, realístico. Porém, neste há algo a mais, há uma mensagem linda e comprometida com nossa sociedade atual que vale à pena assistir e refletir sobre.


Na trama aventuresca, Raphael, Rato e Gardo, três garotos de um país de terceiro mundo, em um futuro não muito distante, vivem com outras crianças em um lixão, procurando por qualquer coisa que lhes possa render dinheiro. Quando eles encontram uma bolsa, suas vidas se transformam.

Wagner Moura é José Angelico, o dono da carteira perdida que traz um segredo obscuro sobre um certo político da região. Os três meninos (Gardo, Raphael e Rato) são espetacularmente responsáveis sobre essa carteira e o destino dela. O filme traz uma premissa diferente dos nacionais que já assisti. Eis um ponto positivo. Selton Mello é o típico policial corrupto, aliado ao político, correndo atrás do que deseja por motivos errados e prejudicando as pessoas erradas também.





O filme já começa com a ação do personagem de Wagner sendo perseguido pela polícia. Logo após, temos o cenário do Lixão, um cenário já visto pelos telespectadores na novela Avenida Brasil, porém, nessa obra, o ambiente é mais real, mais cru. Crianças, mulheres, homens, todos procurando por comida e objetos de valor para suas sobrevivências, quem diria que uma carteira qualquer poderia mudar o destino de três crianças que sobrevivem ali. As decisões de Gardo, Rato e principalmente, de Raphael são um tanto idealizadas. Mas suas consequências não. O filme traz um ideal em sua mensagem exposta, mas não prejudica tanto assim sua produção.


As cenas de ação são intercaladas entre cenas de reflexão, de pensamentos que todos temos sobre nossas situações em determinados momentos, sobre a vida de crianças que moram no lixão, enfim, são passagens importantes para a trama nos mostrar algo a mais.

Há furos no roteiro, infelizmente, há muitos furos, coisas que não estão bem explicadas e atuação um tanto 'exagerada' em relação à uma alegoria da sociedade, como exemplo, Selton Mello sendo o policial Frederico: as falas, o modo de agir, tudo é muito típico de um personagem policial e pareceu ser uma atuação superficial e não natural. Já a atuação dos meninos principais foi brilhante, natural, sem grandes esforços, os meninos nos dão a visão de verdadeiros garotos, sobreviventes do lixão, no filme.


Por fim, Trash se faz uma obra importante para todos os cidadãos, brasileiros ou não, sobre corrupção, amizade, sobre aquilo que verdadeiramente importa: esperança em nós mesmos.

Comentários via Facebook

15 comentários:

  1. Eu amo suas resenhas; Você aponta o erro e é crítica de verdade! Agora me deu vontade de assistir, apesar dos furos. Quando vi que era com Selton Melo, já fiquei meio com o pé atrás. De uns 3 anos pra cá ele vem decaindo a qualidade :(

    Beijos, Carol do Aquela Princesa

    ResponderExcluir
  2. Ótima dica, Jeniffer!
    Já havia visto esta semana uma resenha do filme.
    Irei assistir com certeza!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  3. Oi Jeniffer, como vai?
    Já tinha ouvido falar alguma coisa sobre o filme, mas foi excelente ver ele aqui e saber mais sobre. Bem Interessante! Com certeza quero ver. Estava procurando mesmo um filme para assistir porque já acabei com todas as opções, fui muito no cinema em setembro e Outubro.
    Seguindo aqui, se puder, retribui :)

    www.enquantoestavalendo.com

    ResponderExcluir
  4. Oie Jeniffer =)

    Ainda não tive a oportunidade de assistir a esse filme, mas estou bem curiosa em especial por que no elenco tem dois atores que gosto muito.

    Gostei da saber a sua opinião. Pelo visto mesmo com os furos ele ainda é um filme que se vale a pena dar um chance ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  5. oie Jenny
    só de ter o Wagner e o Selton no elenco, eu já quero assistir rs
    Pena que a atuação do Selton não foi tão boa. Eu já assisti a um filme dele como policial, e tive a mesma sensação. Mesmo com alguns furos no roteiro, pretendo conferir.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  6. Ooi linda, estou vindo ao seu blog pela primeira vez, também sou estudante de Letras hahaha
    Eu não imaginava que esse filme fosse tão bom, agora estou com vontade de assisti-lo!
    Beijooos <3
    Convido você a conhecer o meu cantinho. Blog Olha meu cacheado

    ResponderExcluir
  7. Acho que o Wagner Moura trabalha muito bem, mas não é meu estilo de filme.

    Até mais
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  8. Fiquei curiosa pelo filme :D

    Amei o seu blog e já estou a seguir :)
    beijinhos,
    Daniela

    http://ddocesonhadora.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  9. Oi Jen,
    Ah super quero assistir! Pelo trailer se nota que os meninos mandam bem.
    Gosto do Selton, mas já notei que ele tem dessas mesmo do exagero.
    E ainda tem a Rooney Mara ♥

    bjs e um ótimo final de semana.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  10. Oi, Jeniffer!
    Não tenho tanto interesse em ver esse filme.
    Ele tem uma premissa legal e pelos seus comentários acredito que seja realmente bom, mas no momento estou dispensando filmes como este.
    Busco uma trama mais leve, sabe? Mas não descarto a oportunidade de ver esse filme em breve.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  11. Parece uma ótima adaptação.
    Mas quero ler o livro antes de ver o filme. Até mais.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia que tinha o livro D: rs Que interessante!

      Excluir
  12. Eu vi esse filme em cartaz no shopping quando fui ontem , dizem que ele é bom , dizem que ele é ruim , vai de opinião , tenho vontade de assistir !
    Seu blog é cheio de conteúdo, e você escreve super bem *-* e eu o achei lindo *-*
    Estou seguindo e curtindo a fan page do seu blog , tem como retribuir ? Pois estamos com metas !
    www.batom-veermelho.blogspot.com.br
    Beijos e Te espero lá *-*

    ResponderExcluir
  13. Olá Jeniffer,

    Eu vi o trailer desse filme e o achei com uma premissa super interessante. Ainda não assistir, nem sabia que já estava em cartaz.
    Ele é um filme nacional, mas com produção estrangeira, e isso pode ser um bom marco para ele fazer uma carreira internacional. Se for muito bom, quem sabe uma indicação em 2016 ao Oscar. Não sei, ainda não assistir o filme. Mas, quero muito assistir.
    Vou dá um jeito.

    Jônatas Amaral
    alma-critica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Tô super curiosa pra ver esse filme !!! Não me recomendaram para nada, porém adoro filmes nacionais e principalmente se são com o Wager Moura e o Selton Mello, os quais sou fanzíssima. Obrigada pela resenha! Um beijo

    www.elnomadiando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Opine, reclame, exclame, comente. Mas uma dica: palavras sinceras são sempre bem-vindas.

Siga o blog no Facebook e meu perfil no Instagram.

@jenifferyara_ | @blogmeuoutrolado

© Meu Outro Lado – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in